VÍNELAND-3 (ESCALAS DE COMPORTAMENTO ADAPTATIVO)
A escala adaptativa Víneland-3 é um instrumento utilizado mundialmente para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas desde o nascimento até a idade adulta (90 anos). O instrumento consiste em uma entrevista semiestruturada em formato de questionário, a importância da avaliação está relacionada a compreender as necessidades individuais de cada pessoa, considerando os aspectos de toda vida. Associado a testes de inteligência a Vineland-3 fornece dados críticos que ajudam no diagnóstico de deficiências intelectuais e de desenvolvimento, apoiada com informações valiosas para a elaboração de planos educacionais e de Intervenção. Com a Vineland-3 é possível medir o comportamento adaptativo de indivíduos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), lesão cerebral pós-traumática, deficiência auditiva e visual, doença de Alzheimer. O tempo de aplicação pode variar de 30min a 1:30min dependendo de quais formulários serão utilizados na avaliação. Formulários: Entrevista e Formulário de Pais / Cuidadores do nascimento aos 90 anos, Formulário de professor de 3 a 21 anos.
COLEÇÃO NEUPSILIN - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA BREVE
É uma ferramenta clínica que se propõe a descrever de forma compreensiva o desenvolvimento neuropsicológico ao longo do ciclo vital, da adolescência ao envelhecimento tanto neurologicamente saudáveis quanto portadores de quadros neurológicos ou neuropsiquiátricos adquiridos ou de desenvolvimento. O teste é composto por 32 subtestes, que avaliam 8 funções neuropsicológicas: Orientação Têmporo-Espacial, Atenção Concentrada, Percepção Visual, Habilidades Aritméticas, Linguagem Oral e Escrita, Memória Verbal e Visual, Praxias e Funções Executivas. O sujeito faz as atividades propostas para cada subteste e suas respostas são anotadas na folha apropriada. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.
Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.
Se aplica a adolescentes e adultos, com idade entre 12 e 90 anos. E pode ser usado no contexto Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 30 a 50 minutos.
SSRS - INVENTÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIA ACADÊMICA PARA CRIANÇAS
O Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS), permite mapear estas três áreas do comportamento em crianças do 1o a 5o ano do Ensino Fundamental (6 a 13 anos). Pode ser utilizado como instrumento de rastreio que, com base nas respostas dos pais, professores e da própria criança, permite avaliar o repertório de habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento e de competência acadêmica de crianças.
BSI - INVENTÁRIO BREVE DE SINTOMAS
O BSI (Inventário Breve de Sintomas) trata-se de um inventário de autorrelato, possui 53 itens organizados em 9 dimensões (Somatização, Obsessivo-Compulsivo, Sensibilidade Interpessoal, Depressão, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica, Ideação Paranoide e Psicoticismo). Essas dimensões são denominadas para refletir os padrões de sintomas psicológicos em pacientes gerais e psiquiátricos. Cada item do BSI é classificado numa escala de distresse de cinco pontos (0 a 4), pode ser utilizado para tomada de decisão em diferentes contextos que tenham como necessidade conhecer o estado psicológico dos respondentes, monitorar o progresso do tratamento e as mudanças que o tratamento causa nos comportamentos e sintomas psicológicos dos pacientes. Indicado para jovens e adultos a partir de 13 anos de idade, sua aplicação é realizada em 8min. O teste possui versão lápis e papel e também aplicação/correção online, onde é possível obter os relatórios de interpretação e progresso do paciente.
BFP - BATERIA FATORIAL DE PERSONALIDADE
A Bateria Fatorial de Personalidade – BFP é um instrumento psicológico construído para avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as seguintes dimensões: Neuroticismo (N1 –Vulnerabilidade; N2 – Instabilidade emocional; N3 – Passividade / Falta de Energia; N4 – Depressão), Extroversão (E1 – Comunicação; E2 – Altivez; E3 – Dinamismo; E4 – Interações Sociais), Socialização (S1 – Amabilidade; S2 – Pró-sociabilidade; S3 – Confiança nas pessoas), Realização (R1 – Competência; R2 – Ponderação / Prudência; R3 – Empenho / Comprometimento), Abertura (A1 – Abertura a ideias; A2 – Liberalismo; A3 – Busca por novidades).
Deve ser aplicado em pessoas que possuam, no mínimo, o Ensino Fundamental Completo.
BSI - INVENTÁRIO BREVE DE SINTOMAS
O BSI (Inventário Breve de Sintomas) trata-se de um inventário de autorrelato, possui 53 itens organizados em 9 dimensões (Somatização, Obsessivo-Compulsivo, Sensibilidade Interpessoal, Depressão, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica, Ideação Paranoide e Psicoticismo). Essas dimensões são denominadas para refletir os padrões de sintomas psicológicos em pacientes gerais e psiquiátricos. Cada item do BSI é classificado numa escala de distresse de cinco pontos (0 a 4), pode ser utilizado para tomada de decisão em diferentes contextos que tenham como necessidade conhecer o estado psicológico dos respondentes, monitorar o progresso do tratamento e as mudanças que o tratamento causa nos comportamentos e sintomas psicológicos dos pacientes. Indicado para jovens e adultos a partir de 13 anos de idade, sua aplicação é realizada em 8min. O teste possui versão lápis e papel e também aplicação/correção online, onde é possível obter os relatórios de interpretação e progresso do paciente.
WCST – TESTE WISCONSIN DE CLASSIFICAÇÃO DE CARTAS
O WCST é um instrumento internacionalmente reconhecido como padrão ouro na avaliação das funções executivas. Foi desenvolvido em 1948 na Universidade de Wisconsin (EUA), naquela ocasião os pesquisadores buscavam uma forma segura de medir “comportamentos abstratos” ou processos mentais envolvendo a flexibilidade de pensamento. Após esse trabalho pioneiro, surgiram várias versões semelhantes do teste, baseadas na publicação original, porém com apreciáveis diferenças nos procedimentos de administração e de apuração dos resultados.
Trata-se de um instrumento que avalia o raciocínio abstrato, a capacidade do sujeito de gerar estratégias de solução de problemas em resposta a condições mutáveis. Os critérios de resolução são inicialmente desconhecidos e mutantes, exigindo do respondente uma compreensão dos princípios lógicos do problema.
Como outras medidas da função executiva, o WCST requer planejamento estratégico e exploração organizada utilizando feedback ambiental para mudar contextos cognitivos, direcionando o comportamento para alcançar um objetivo e modulando a responsividade impulsiva.
Destinado a avaliar crianças, adolescentes, adultos e idosos, abrangendo uma faixa etária de 6 anos e seis meses a 89 anos de idade. Pode ser usado no contexto clínico, hospitalar e neuropsicológico
COLEÇÃO TDE II - TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR 2ª EDIÇÃO
O TDE II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do Ensino Fundamental. Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico.
A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas tanto no contexto clínico quanto no educacional, tornando o desenvolvimento mais bem-sucedido e diminuindo o impacto no cotidiano de dificuldades ou de transtornos específicos de aprendizagem.
Indicado para Gestores e servidores de Secretarias Municipais Estaduais de Educação, professores das redes pública e privada do Ensino Fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras e neuropsicólogos e pesquisadores de áreas relacionadas à Saúde e à Educação.
Apresenta padrões normativos dos três subtestes para aplicação individual de acordo com o ano escolar e o tipo de escola (pública ou privada), incluindo tempo de execução, assim como padrões normativos para aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética do 4º ao 9º ano escolar, de acordo com o tipo de escola (pública ou privada).
Destina-se à crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental brasileiro, tanto de escolas públicas quanto privadas.
AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS EXPOSITIVOS
O Teste Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos é um instrumento que avalia diferentes processos subjacentes à capacidade de compreender textos informativos. É um instrumento muito útil para profissionais da psicopedagogia, da neuropsicologia, da fonoaudiologia e da educação, que necessitam caracterizar
o padrão de leitura em diferentes faixas etárias (compreensão, fluência e aspectos subsidiários).
COLEÇÃO ETDAH-AD - ESCALA DE TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
A ETDAH-AD é composta por cinco fatores: Desatenção: Relaciona-se às habilidades atencionais, persistência, organização e ritmo no desempenho das tarefas; Impulsividade: Está relacionado ao déficit no sistema inibitório e baixo autocontrole; Aspectos Emocionais: Avalia a presença de dificuldades emocionais, relacionadas com um humor deprimido, sensação de fracasso, dentre outras; Autorregulação da Atenção, da Motivação e da Ação: Capacidade de manter a organização e planejamento; Hiperatividade: Refere-se ao comportamento agitado, afobado e instável.
Possui normas em percentis, obtidas em uma amostra de 641 pessoas, de ambos os sexos, de seis cidades do interior de São Paulo e da capital paulista, cujas escolaridades variaram entre o ensino fundamental II e o ensino superior completo.
O objetivo é auxiliar no processo diagnóstico do TDAH, com a possibilidade de distinguir a apresentação do transtorno, a intensidade e o nível de prejuízo existente (leve, moderado ou grave). Destina-se a adolescentes e adultos com idade compreendida entre 12 e 87 anos.
NEPSY II
NEPSY-II é uma bateria neuropsicológica que avalia o desenvolvimento neuropsicológico de crianças de 3 a 16 anos. O teste fornece medidas de sensório-motor, linguagem, processamento visuoespacial, memória e aprendizagem, atenção/funções executivas e percepção social. É a bateria neuropsicológica de maior abrangência cognitiva e de faixa etária da infância e adolescência. O NEPSY-II é o único instrumento que permite criar uma avaliação personalizada em seis domínios específicos da situação de uma criança, a fim de responder a perguntas de encaminhamento ou preocupações de diagnóstico. Os resultados fornecem informações relativas a distúrbios típicos da infância, que podem levar a um diagnóstico preciso e planejamento de intervenção para o sucesso na escola e em casa. O teste foi desenhado para auxiliar na avaliação de problemas escolares, como baixo desempenho acadêmico e problemas de controle comportamental. A impressão dos pontos fortes e fracos da cognição da criança pode ajudar a identificar áreas relacionadas a problemas acadêmicos e sociais que necessitam de intervenção e podem resultar em atribuições mais apropriadas das dificuldades comportamentais. Composto por 4 tipos de avaliações, Avaliação Geral, Avaliação Completa, Avaliação Seletiva e Avaliação Diagnóstica, deste modo, é possível escolher o tipo de avaliação a ser aplicada de acordo com os objetivos, com o tempo disponível para a realização da avaliação e das características do indivíduo respondente.