Exposição sobre a conscientização dos povos indígenas
No dia 23 de abril de 2022, a Faculdade CEAM, realizou dentro de sua instituição de ensino uma ação em conscientização a cultura dos povos indígenas. Foram oferecidas aos alunos, palestras e exposições de slides em nossos corredores, mostrando um pouco desta rica cultura.
Segundo o Jornal Gazeta Informativo, em sua matéria sobre a importância da conscientização acerca da cultura indígena, publicado em 24 de abril de 2020. A comemoração anual do Dia do Índio no dia 19 de abril foi instituída a partir de 1940 no continente americano, quando as principais lideranças indígenas se reuniram para o 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. O objetivo do encontro foi discutir ações de zelo à cultura indígena. A amplitude da discussão culminou com a escolha de uma data utilizada em toda a América, para marcar um momento de reflexão acerca da problemática que envolve a resistência de um modo de vida bastante tradicional em nosso país.
Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi elaborado em 2010, existem no Brasil cerca de 305 etnias de índios e 274 línguas faladas, compondo uma população total de 896,9 mil indivíduos. De acordo com relatórios da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), estima-se que a população de indígenas que residia no Brasil em 1500 era de 3 milhões de indivíduos. O decréscimo do número de índios só passou a ser percebido a partir do censo de 1980, mas a preservação de seus valores e de seu modo de vida ainda se faz necessária atualmente.