🌟 Cerca de 90% dos nossos alunos nos classificam como “Excele0ntes” e “Muito bons”! 🌟
Olá, comunidade CEAM! Estamos muito felizes em compartilhar os resultados da nossa mais recente avaliação NPS com vocês. Sempre trabalhamos com a missão de proporcionar uma educação de qualidade, e saber que estamos no caminho certo nos enche de orgulho e motivação.
Vamos aos números! 📊
- – 43,85% dos nossos alunos nos deram a nota máxima: 10!
- – 26,15% nos deram nota 9.
- – 5,38% nos classificaram com um 8.0
Isso significa que 85,38% dos nossos alunos nos avaliam com notas entre 8 e 10, considerando nosso serviço como “Muito bom” a “Excelente”!
Agradecemos a cada um de vocês por confiar em nosso compromisso com a educação. Essa avaliação é fundamental para que possamos sempre nos aprimorar e entregar a melhor experiência possível. A todos que deram sua opinião, nosso muito obrigado! 🙏
Vamos juntos continuar construindo um futuro brilhante e uma Faculdade CEAM cada vez melhor! 💙📚
Importância da Avaliação
A Lei nº 10.861, de 14/4/04, instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), com o objetivo de implementar processo nacional de avaliação, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, para fins de credenciamento e recredenciamento de instituições e de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Além da obrigatoriedade legal, o processo de autoavaliação vem sendo insistentemente recomendada de modo geral, a toda instituição educativa de educação superior que visa alcançar um reconhecimento social expressivo.
A avaliação institucional vem sendo utilizada como uma prática administrativa diagnóstica e reveladora, que está na base da consolidação e do reconhecimento das instituições de ensino superior. Ao instalar um processo de autoavaliação institucional permanente, a instituição não apenas cumpri uma exigência legal, na prática a Faculdade CEAM deseja promover uma transformação na qualidade dos serviços educacionais, melhor o atendimento pedagógico e obter maior eficácia na gestão administrativa.
Não é possível pensarmos em um modelo único de avaliação que atenda as escolas, pois, para que esse modelo ganhe significado institucional, precisa responder ao projeto educacional e social em curso (SOUZA, 1999, p.3), por isso a Faculdade desenvolveu um projeto com as suas características para possibilitar a atualização constante e fortalecer o desenvolvimento institucional.
A avaliação institucional é um processo e, assim senso, precisa ser contínuo. Para Stufflebeam (1971) esse processo avaliativo é “uma atividade particular, contínua e cíclica incorporando vários métodos e envolvendo um número de fases e operações”.
Nesta direção, o Programa de Avaliação Institucional irá contemplar a avaliação interna (aqui todos os que fazem parte do universo institucional participarão), a avaliação externa realizada por órgãos oficiais ou por representantes da sociedade civil, bem como a realização de uma autoavaliação crítica dos resultados alcançados.
Processo de Avaliação
O processo de operacionalização da avaliação institucional será desenvolvido levando em consideração as etapas mencionadas a seguir. Contudo, vale destacar que embora o processo seja separado por fases distintas e sequenciais, conforme situações específicas, as etapas poderão ter sua ordem invertida, mediante as necessidades, ou ocorrerem em paralelo.
Etapas do Processo de Avaliação Institucional
Fase I: Diagnóstico situacional da instituição
- Levantamento dos dados
- Análise do levantamento
- Divulgação dos resultados do levantamento
Fase II: Estudo da solução dos problemas identificados
- Planejamento das soluções
- Análise das propostas de solução
- Divulgação do(s) plano(s) de ação(ões)
Fase III: Implantação do plano de ação
- Implantação
- Análise de resultados
- Divulgação dos resultados obtidos
Fase IV: Elaboração dos relatórios
Composição da CPA
- Lauro César Vieira Filho (Pesquisador Institucional) – Representante dos Docentes
- Anne Karenina Bittencourt de Souza Chaves – (Direção) – Representante da Direção
- Ivanir Veríssimo de Lima Baracho (Coordenadora Geral) – Representante dos Tecnicos-Adm
- Lauriceia Tomaz da Silva Gomes – (Superintendente de Defesa da Pessoa com Deficiência e Mobilidade)
- Simone de Brito Cavalcanti (Aluna) – Representante dos Alunos