CPA: Avaliação Institucional

 

🌟 Cerca de 90% dos nossos alunos nos classificam como “Excele0ntes” e “Muito bons”!  🌟

Olá, comunidade CEAM! Estamos muito felizes em compartilhar os resultados da nossa mais recente avaliação NPS com vocês. Sempre trabalhamos com a missão de proporcionar uma educação de qualidade, e saber que estamos no caminho certo nos enche de orgulho e motivação.

 

Vamos aos números! 📊

  •  – 43,85% dos nossos alunos nos deram a nota máxima: 10!
  •  – 26,15% nos deram nota 9.
  •  – 5,38% nos classificaram com um 8.0

Isso significa que 85,38% dos nossos alunos nos avaliam com notas entre 8 e 10, considerando nosso serviço como “Muito bom” a “Excelente”!

 

Agradecemos a cada um de vocês por confiar em nosso compromisso com a educação. Essa avaliação é fundamental para que possamos sempre nos aprimorar e entregar a melhor experiência possível. A todos que deram sua opinião, nosso muito obrigado! 🙏

 Vamos juntos continuar construindo um futuro brilhante e uma Faculdade CEAM cada vez melhor! 💙📚

Importância da Avaliação

               A Lei nº 10.861, de 14/4/04, instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), com o objetivo de implementar processo nacional de avaliação, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, para fins de credenciamento e recredenciamento de instituições e de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Além da obrigatoriedade legal, o processo de autoavaliação vem sendo insistentemente recomendada de modo geral, a toda instituição educativa de educação superior que visa alcançar um reconhecimento social expressivo.

               A avaliação institucional vem sendo utilizada como uma prática administrativa diagnóstica e reveladora, que está na base da consolidação e do reconhecimento das instituições de ensino superior. Ao instalar um processo de autoavaliação institucional permanente, a instituição não apenas cumpri uma exigência legal, na prática a Faculdade CEAM deseja promover uma transformação na qualidade dos serviços educacionais, melhor o atendimento pedagógico e obter maior eficácia na gestão administrativa.

               Não é possível pensarmos em um modelo único de avaliação que atenda as escolas, pois, para que esse modelo ganhe significado institucional, precisa responder ao projeto educacional e social em curso (SOUZA, 1999, p.3), por isso a Faculdade desenvolveu um projeto com as suas características para possibilitar a atualização constante e fortalecer o desenvolvimento institucional. 

               A avaliação institucional é um processo e, assim senso, precisa ser contínuo. Para Stufflebeam (1971) esse processo avaliativo é “uma atividade particular, contínua e cíclica incorporando vários métodos e envolvendo um número de fases e operações”.
               Nesta direção, o Programa de Avaliação Institucional irá contemplar a avaliação interna (aqui todos os que fazem parte do universo institucional participarão), a avaliação externa realizada por órgãos oficiais ou por representantes da sociedade civil, bem como a realização de uma autoavaliação crítica dos resultados alcançados.

Processo de Avaliação

               O processo de operacionalização da avaliação institucional será desenvolvido levando em consideração as etapas mencionadas a seguir. Contudo, vale destacar que embora o processo seja separado por fases distintas e sequenciais, conforme situações específicas, as etapas poderão ter sua ordem invertida, mediante as necessidades, ou ocorrerem em paralelo.

 

Etapas do Processo de Avaliação Institucional

Fase I: Diagnóstico situacional da instituição

  1. Levantamento dos dados
  2. Análise do levantamento
  3. Divulgação dos resultados do levantamento

Fase II: Estudo da solução dos problemas identificados

  1. Planejamento das soluções
  2. Análise das propostas de solução
  3. Divulgação do(s) plano(s) de ação(ões)

Fase III: Implantação do plano de ação

  1. Implantação
  2. Análise de resultados
  3. Divulgação dos resultados obtidos

Fase IV: Elaboração dos relatórios

 

Composição da CPA

  • Lauro César Vieira Filho (Pesquisador Institucional)  – Representante dos Docentes
  • Anne Karenina Bittencourt de Souza Chaves – (Direção) – Representante da Direção
  • Ivanir Veríssimo de Lima Baracho (Coordenadora Geral) – Representante dos Tecnicos-Adm
  • Lauriceia Tomaz da Silva Gomes –   (Superintendente de Defesa da Pessoa com Deficiência e Mobilidade)
  • Simone de Brito Cavalcanti (Aluna) – Representante dos Alunos

 

Documentos da CPA

 

Relatórios da CPA enviados ao MEC

 

Relato Institucional

 

Relatórios em desenvolvimento 

Informações e inscrições:
Telefone: 81997200455
E-mail: faculdadeceam@gmail.com

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